domingo, 18 de julho de 2010

Quebec x Canadá

A província de Quebec é a maior do Canadá e a segunda mais habitada. Montreal é a 2a maior cidade do país (a primeira é Toronto) e cerca de 80% da população de Quebec é descendente de franceses. O francês é o idioma oficial de Quebec e a influência francesa nessa província a torna diferente das demais. É como se fosse um país dentro do Canadá e é exatamente isso que a população separatista de Quebec quer: independência do Canadá. O separatismo é visível nas pessoas e nas ruas: 

- Bandeiras de Quebec em todos os lugares: qualquer lugar aqui encontra-se a bandeira de Quebec (azul e branca com a flor de lis). Quando morei em Toronto, nunca vi a bandeira da província de Ontario, somente a bandeira do Canadá. Aqui é o contrário: muita bandeira do Quebec e poucas do Canadá. 

- Francês x Inglês: algumas pessoas são grossas quando você fala inglês com elas ao invés de francês. Passei por isso no meu primeiro dia aqui. Fui pedir informação educadamente em inglês e o cara me olhou como se eu estivesse falando grego! Hoje pedi informação em inglês no ônibus e a motorista só me respondia em francês. Sem falar que o francês daqui é difícil de entender. Mas isso será assunto do próximo post.

- Separatistas: minha amiga estava usando uma camisa escrito Quebec com letras grandes e embaixo, em letras pequenas, escrito Canadá. Ela entrou na sala de aula e o professor falou algo como "gostei da camisa, mas poderia tirar o Canadá". 

- As províncias se odeiam: a dona da casa que eu moro estava viajando para outro estado e queria que mandassem entregar uns tecidos na casa dela. Quando ela disse que morava em Montreal a vendedora disse "você mora em outro país".

Em 1980 houve o primeiro plebiscito para que a população votasse a favor da separação política de Quebec do Canadá. O partido quebequense perdeu. 60% dos eleitores foram contra a separação. Em 1995 houve uma nova votação e essa foi por pouco: 50,6% da população foi contra. Mas o parlamento canadense reconhece que Quebec possui sua própria língua, cultura e leis.

Em alguns lugares aqui, o atendente fala Bonjour/Hi. Dependendo da sua resposta vc será atendido em francês ou inglês. Mas já fui atendida por pessoas que não sabiam nada de inglês. 

O Canadá não pode ser considerado um país bilíngue. Apenas 18% da população é fluente em inglês e francês. Há um bilinguismo oficial que obriga certas coisas estarem escritas nos 2 idiomas (leis, sinais, embalagens). A uníca província oficialmente bilíngue é a New Brunswick. Quebec é oficialmente monolíngue - francês. Isso explica muita coisa... 

Chega de história! A verdade é que me decepcionei com Montreal. Acho que esperava mais. Não gostei da escola que estou estudando também. 2 semanas se passaram e já vi tudo dessa cidade. E pra completar minha amiga Julia voltou pro Brasil hoje. Não tenho como comparar Montreal com Toronto. São 2 cidades completamente diferentes. Toronto é muito mais a minha cara. Me senti em casa, fazendo parte da cidade. Aqui me sinto uma estranha. Mas como turismo, vale a  pena fazer um tour por Quebec. Enfim essa é minha percepção das coisas por aqui.

Daqui há 3 semanas estarei de volta ao Brasil! :)

Um comentário:

  1. Sério guria? Decepção?
    Que pena. Lembre-se, como diria Cesar Salad, Toronto is boring! rs rs

    Espero que ainda esteja curtindo muito esse período de intercambio.

    Beijos!

    Felipe

    ResponderExcluir